sábado, 14 de agosto de 2010

Parabéns Parnaíba!


Hoje Parnaíba completa 166 anos, cidade aconchegante de gente hospitaleira, a cidade conta com vários pontos turísticos.
Uma cidade litoranea presenteada com ventos e praias, banhada por um braço do Rio Igaraçu. Um dos cenários mais bonitos, sem dúvida, do Brasil.

O Jornal F5 deseja ao povo Parnaíbano e aos que foram abraçados por essa cidade como seus filhos, um Feliz Aniversário para Parnaíba.
Que o nosso povo dê de presente a essa cidade tão especial e encantadora, um pouco mais de cuidado e respeito.

Um pouco da história:

Na Segunda metade do século XVII (1669), o português Leenardo de Sá fundou uma sesmaria, quando enfrentou sangrentas lutas com os Índios Tremembés, valentes guerreiros e exímios nadadores. Em agosto de 1762, o povoado que nascera ali se tornou vila, a Vila de São João da Parnaíba, que logo prosperou à beira do rio, no lugar conhecido como Porto das Barcas, onde iniciou a produção e venda para o exterior de charque (tipo carne-de-sol). Por intermédio de sua frota de navios, fazia-se o comércio de importação e exportação com a Europa, atingindo anualmente em torno de 1.800 toneladas. Durante todo o século XVIII e XIX, a cidade de Parnaíba adquiriu importância com a exportação das charqueadas, que marcou o movimento comercial e transformou o Piauí na Quarta economia do País.

Domingos Dias da Silva e seu filho Simplício Dias da Silva impressionavam os viajantes europeus da época. Henry Koster, em seu livro "Viagem ao Norte do Brasil de 1809 a 1815", relata sobre o magnífico solar onde morava Simplício Dias e sobre sua banda de música, formada pelos escravos que haviam sido educados no Rio de Janeiro e em Lisboa.

A cidade foi precursora do movimento republicano e orgulha-se de ter sido a primeira cidade do Estado a proclamar a Independência do Brasil, pois possuía vida intelectual e política bastante diferenciada das outras vilas piauienses. O contato com o exterior proporcionou-se um universo urbano sofisticado e fértil de idéias progressistas.

Hoje, Parnaíba ainda mantém um acervo arquitetônico colonial português distribuido numa área de 7.000m2, onde funcionam bares, sorveterias, hotéis, restaurantes, galerias de arte e artesanato, praças de eventos e auditório. A cidade encanta os turistas com suas praças arborizadas, ruas tranqüilas, onde a constante brisa marítima ameniza o sol que brilha durante todo o ano.



Parabéns Parnaíba!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ser supersticioso aumenta suas chances de sucesso

Thiago Perin 13 de agosto de 2010

Muita boa sorte nessa sexta-feira 13

Boa sorte rolando solta na sexta-feira 13

“Boa sorte”, “cruze os dedos”, “bate na madeira”… A gente sempre solta umas do tipo, né? Mesmo sabendo que o efeito dessas superstições é nulo. Mas aí aparece um estudo da Universidade de Colônia, na Alemanha, para mostrar que, no fim das contas, não, não é nulo. Pelo contrário: segundo os pesquisadores, se agarrar a amuletos (tipo trevos de quatro folhas) ou dizeres de sorte (o próprio “boa sorte!”) aumenta mesmo as chances de sucesso.

Em quatro experimentos, voluntários com a superstição aguçada tiveram melhor performance em jogos de golfe, anagramas, testes de coordenação motora e de memória. No golfe, por exemplo, os que acreditavam estar jogando com “bolas da sorte” se saíram 35% melhor. E por quê? “A superstição impulsiona a confiança no próprio sucesso em dada tarefa, o que melhora a dedicação e, por consequência, a performance”, explica o estudo.

Mas os caras ressaltam que, é claro, acreditar na boa sorte só pode ter algum efeito positivo nos casos em que a pessoa tem controle sobre o resultado – como num jogo de golfe. “A sorte não ajuda pessoas que apostam na loteria”, dizem. Até onde eles sabem, pelo menos.

Bilionário oferece AU$1 milhão ao jovem que tiver alternativa para modelo econômico

Thays Prado 13 de agosto de 2010

Um milhão de dólares australianos – ou, 1,6 milhão de reais – para o jovem de até 30 anos que apresentar uma alternativa que consiga controlar o crescimento populacional e o aumento do consumo no planeta.

Essa foi a promessa feita pelo bilionário australiano, Dick Smith, na última quarta-feira, quando lançou, oficialmente, o prêmio $1 Million Wilberforce Award. “Procuro candidatos cujas ações no próximo ano mostrem que eles tem o que é necessário para serem a próxima geração de líderes que nosso planeta precisa”, disse.

Ele acredita que, pelo bem da própria humanidade, precisamos chegar a um modelo econômico que não seja tão viciado em crescimento e a um número populacional estável, que consuma energia e recursos de maneira equilibrada. E o papel dos jovens líderes seria convencer as pessoas de que, em um mundo finito, há limites que precisam ser respeitados, que não podemos continuar desperdiçando os recursos que farão falta às gerações futuras e lhes apresentar outras soluções.

Assim como os ganhadores do Nobel, os candidatos ao prêmio de Smith não se inscrevem para concorrer. O desafio será se destacar nos próximos doze meses, a ponto de seu projeto sair na mídia e ser visto pelo bilionário, que vai fazer uma ronda nos veículos de comunicação de todo o mundo.

Em um ano, o vencedor será anunciado.

Smith confessa que nunca tinha se dado conta dos impactos do crescimento populacional para o futuro do planeta. E entrega que seus amigos também não costumam pensar muito sobre isso.

Até que, em setembro do ano passado, sua filha mais nova, Jenny, telefonou para ele e, num desabafo, criticou as reuniões sobre mudanças climáticas, que nunca falavam sobre o que ela chamou de “elefante na sala”: há gente demais no mundo. No momento, somos cerca de 6,7 bilhões e podemos chegar aos 9 bilhões em 2050.

O nome do prêmio – Wilbeforce – é uma homenagem a William Wilbeforce, que, no século 19, quando todos acreditavam que a economia entraria em colapso sem os escravos, lutou contra o fim da escravidão e mostrou que a economia poderia continuar a prosperar. A ideia é encontrar maneiras de a economia continuar prosperando sem destruir o planeta e o futuro da humanidade.

Diz aí: que grande ideia você apresentaria a Smith?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Professor da UESPI Parnaíba agride aluno!



Alunos do curso de História do campus da UESPI em Parnaíba, reivindicam a saída do Prof. Dr. Valdinar após agressões verbais em sala de aula, além ter reprovado quase toda a turma.

Segundo os manifestantes, já existem na instituição 4 processos administrativos contra o professor. A manifestação se dava em frente ao campus professor Alexandre Alves de oliveira e teve início as 08hs da manhã. Com apitos, faixas, cartazes e músicas que marcaram a ditadura militar os alunos gritavam “Fora Valdinar”. O professor apareceu entre os manifestantes com algumas avaliações nas mãos e seu celular filmando a atitude dos alunos. Impaciente com um dos manifestantes à sua frente o professor deu uma cotovelada na boca do estudante chegando a cortá-lo. O aluno, por sua vez, saiu da manifestação e foi registrar boletim de ocorrência no distrito da área.



domingo, 8 de agosto de 2010

PRESIDENTE da Piemtur é exonerado do Governo do Piauí

Um dos motivos seria a não conclusão das obras do 'Centro de Convenções'.

Patrol não é mais presidente da Piemtur
Patró não é mais presidente da Piemtur

Mudança na equipe do governador Wilson Martins (PSB). O presidente da 'Piemtur', Patrocínio Paes Landim, o Patrol, foi exonerado do cargo. No seu lugar assumirá o ex-prefeito de Campo Maior, Marco Bona.

Landim estava no cargo desde a reeleição do governador Wellington Dias indicado pelo irmão, deputado federal Jsé Francisco Paes Landim (PTB). Patrol substituia o próprio irmão, Murilo Paes Landim, ex-prefeito de São João. Quando o governador Wilson Martins assumiu, ele rompeu com o irmão federal e aliou-se a outro irmão, Luiz Gonzaga Paes Landim, que já foi deputado.

Estadual, é filiado ao PSB, partido do governador e candidato a deputado federal, sendo, portanto, um dissidente da família. Com o apoio de Luiz, Petronílio conseguiu manter-se no cargo de presidente da Empresa de Turismo do Estado. Mas uma série de fatos contribuíram para o desgaste do presidente. Uma delas: a não conclusão da obra do Centro de Convenções de Teresina, parada desde o ano passado. O novo presidente, Marco Bona toma posse nesta segunda-feira. Ele é do PMDB e foi prefeito de Campo Maior de 1993 a 1996.

iREPÓRTER: Pedro Alcântara



A Fábrica abre hoje as 16:00 Horas para o Jogo Flamengo X Corinthians que será exibido em telão para a galera. Cerveja e Choop a R$ 2,50, entrada franca e muito pagode com o Grupo TO AKI em seguida pra comemoração dos vencedores!

Não perca!

FOTOS CABESATIVA NO CHOUPANA

A festa no Choupana Brasil com as bandas Rasmandú e Cabesativa foi um sucesso como é de costume! Muita gente bonita prestigiou o evento!
Confira as fotos!


Clique na apresentação para abrir o álbum!