sábado, 14 de agosto de 2010

Parabéns Parnaíba!


Hoje Parnaíba completa 166 anos, cidade aconchegante de gente hospitaleira, a cidade conta com vários pontos turísticos.
Uma cidade litoranea presenteada com ventos e praias, banhada por um braço do Rio Igaraçu. Um dos cenários mais bonitos, sem dúvida, do Brasil.

O Jornal F5 deseja ao povo Parnaíbano e aos que foram abraçados por essa cidade como seus filhos, um Feliz Aniversário para Parnaíba.
Que o nosso povo dê de presente a essa cidade tão especial e encantadora, um pouco mais de cuidado e respeito.

Um pouco da história:

Na Segunda metade do século XVII (1669), o português Leenardo de Sá fundou uma sesmaria, quando enfrentou sangrentas lutas com os Índios Tremembés, valentes guerreiros e exímios nadadores. Em agosto de 1762, o povoado que nascera ali se tornou vila, a Vila de São João da Parnaíba, que logo prosperou à beira do rio, no lugar conhecido como Porto das Barcas, onde iniciou a produção e venda para o exterior de charque (tipo carne-de-sol). Por intermédio de sua frota de navios, fazia-se o comércio de importação e exportação com a Europa, atingindo anualmente em torno de 1.800 toneladas. Durante todo o século XVIII e XIX, a cidade de Parnaíba adquiriu importância com a exportação das charqueadas, que marcou o movimento comercial e transformou o Piauí na Quarta economia do País.

Domingos Dias da Silva e seu filho Simplício Dias da Silva impressionavam os viajantes europeus da época. Henry Koster, em seu livro "Viagem ao Norte do Brasil de 1809 a 1815", relata sobre o magnífico solar onde morava Simplício Dias e sobre sua banda de música, formada pelos escravos que haviam sido educados no Rio de Janeiro e em Lisboa.

A cidade foi precursora do movimento republicano e orgulha-se de ter sido a primeira cidade do Estado a proclamar a Independência do Brasil, pois possuía vida intelectual e política bastante diferenciada das outras vilas piauienses. O contato com o exterior proporcionou-se um universo urbano sofisticado e fértil de idéias progressistas.

Hoje, Parnaíba ainda mantém um acervo arquitetônico colonial português distribuido numa área de 7.000m2, onde funcionam bares, sorveterias, hotéis, restaurantes, galerias de arte e artesanato, praças de eventos e auditório. A cidade encanta os turistas com suas praças arborizadas, ruas tranqüilas, onde a constante brisa marítima ameniza o sol que brilha durante todo o ano.



Parabéns Parnaíba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário